FUNÇÃO =CONT.SE()

FUNÇÃO =CONT.SE()

A Função CONT.SE, é usada para contar o número de células que atendem a um critério; por exemplo, para contar o número de vezes que uma cidade específica aparece em uma lista de clientes.

Na forma mais simples, a função CONT.SE informa:

  • =CONT.SE(Onde você quer procurar?; O que você quer procurar?)

Por exemplo:

  • =CONT.SE(A2:A5;”Londres”)
  • =CONT.SE(A2:A5;A4)

Exemplo1:

Eu tenho uma relação de funcionarios que se destacaram em cada mês e preciso saber quantas vezes cada funcionario se destacou no ano:

Observe que o funcionário Wender se destacou 4 vezes em um ano
Podemos utilizar a função =conte.se(A2:A13;D3) onde a A2:A13 se refere ao intervalo que desejo conta e D3 se refere ao critério.
Eu posso também escrever o Critério na função, lembrando que critérios de textos devem estar entre aspas

Agora vamos supor que eu necessite saber, em uma relação de alunos quantos tiraram nota 9:

Da mesa forma eu seleciono o intervalo B2:B8 e meu critério que está na célula D3
Também posso digitar manualmente meu critério, porém os critérios numéricos não utilizam aspas
podemos escrever um critério utilizando operadores, como maior (>), maior ou igual (>=), menor (<), menor ou igual (=<) e assim por diante.
porém neste caso se eu tiver que digitar meu critério utilizando um operador, este deve estar entre aspas.

Sintaxe

CONT.SE(intervalo; critério)

Nome do argumentoDescrição
intervalo    (obrigatório)O grupo de células que você deseja contar. O Intervalo pode conter números, matrizes, um intervalo nomeado ou referências que contenham números. Valores em branco e de texto são ignorados.Saiba como selecionar intervalos em uma planilha.
critérios    (obrigatório)Um número, expressão, referência de célula ou cadeia de texto que determina quais células serão contadas.Por exemplo, você pode usar um número como 32, uma comparação, como “> 32”, uma célula como B4 ou uma palavra como “maçãs”.CONT.SE usa apenas um único critério. Use CONT.SES se você quiser usar vários critérios.

ERROS

  • A função CONT.SE retorna valores incorretos quando você a utiliza para corresponder cadeias de caracteres com mais de 255 caracteres. Para evitar tal erro use a FUNÇÃO CONCATENAR ou o operador de concatenação &. Por exemplo, =CONT.SE (A2:A5; “texto longo” & “outra cadeia longa”).
  • Caso a função não retorne nenhum valor/resultado, tente colocar o critério entre aspas, por exemplo =CONTE.SE(A2:A5,”wender”).
  • Retorno de erro #valor quando a função está linkada à outra planilha, e esta está fechada. Para que seja retornada o valor sem erro a planilha externa a qual a função se refere deve estar aberta.

Observações:

  • A FUNÇÃO CONT.SE não distingue letras maiúsculas de minusculas, isso quer dizer que um critério “A” é igual ao critério “a”
  • Pode se usar caracteres curingas como (?) ou (*). Por exemplo se utilizar o critério wende? quer dizer que a ultima letra pode variar, podendo ser tanto wender, quanto wendel. Já se utilizar o caractere curinga (*) no exemplo wender* quer dizer que o a função ira contar todos os critérios que possui wender no começo e termine com qualquer sequencia de caracteres podendo ser wender afonso e/ou wender machado e assim por diante desde que comece com o critério wender.
  • Caso seu critério seja algum dos caracteres curingas acima utilize (~) antes do critério. Por exemplo, se desejar procurar todas as células que tenham “?” utilize o critério “~?”
  • Ao contar valores de texto, verifique se os dados não contêm espaços à esquerda, à direita, se usam de modo inconsistente as aspas normais e as curvas ou têm caracteres não imprimíveis. Nesses casos, a função CONT.SE poderá retornar um valor inesperado. Por exemplo, tente utilizar as FUNÇÃO =TIRAR() ou =ARRUMAR().
  • CONT.SE oferece suporte a intervalos nomeados em uma fórmula (como =CONT.SE(fruta;”>=32″)-CONT.SE(fruta“>85”). O intervalo nomeado pode estar na planilha atual, em outra planilha na mesma pasta de trabalho ou ser proveniente de outra pasta de trabalho. Para fazer referência a outra pasta de trabalho, essa segunda pasta de trabalho também deve estar aberta.

Gostou desta super dica? que tal contribuir para nos ajudar a continuar postando dicas interessantes:

Tags: | | | |

Comentários