Função =UnirTexto()

Função =UnirTexto()

Você já deve ter percebido algumas funções novas no excel 2016. Hoje vou mostar uma legal entre elas que pode ajudar muito na união de textos entre células.

Todas as novas fórmulas 2016 são:
=UnirTexto()
=Parâmetro()
=Ses()
=MáximoSes() e =MínimoSes()

Bom, a função de hoje podemos dizer que é um aprimoramento da função =Concatenar() – embora a própria =Concatenar tenha ganho sua nova versão chamada =Concat().

Digo que a =UnirTexto é uma atualização da =Concatenar, pois ela fará de forma simples o serviço mais habitual desta última, sem gambiarras, tudo rápido e fácil.

Sintaxe:

UNIRTEXTO(delimitador;ignorar_vazio;texto1;[texto2], …)

argumento Descrição
delimitador
(obrigatório)
Uma cadeia de texto, qualquer vazio, ou um ou mais caracteres delimitados por aspas duplas, ou uma referência a uma cadeia de caracteres de texto válida. Se um número for fornecido, ele será tratado como texto.
ignorar_vazio
(obrigatório)
Se VERDADEIRO, ignora as células vazias.
Texto1
(obrigatório)
Item de texto a serem agrupados. Uma cadeia de caracteres de texto ou uma matriz de cadeias de caracteres, como um intervalo de células.
[Texto2,…]
(opcional)

Itens de texto adicional a serem agrupados. Pode haver um máximo de 252 argumentos de texto para os itens de texto, incluindo Texto1. Cada pode ser um texto cadeia de caracteres, ou uma matriz de cadeias de caracteres, como um intervalo de células.

Por exemplo, =UNIRTEXTO(” “;VERDADEIRO;”O”,”sol”,”vai”,”brilhar”,”forte”,”amanhã.”) retornará O sol vai brilhar forte amanhã.

Mas cuidado, lembre se que cada celula suporta apenas 32767 caracteres. Então se o resultado dessa união retornar mais que esta quantidade de caracteres, sua função =UnirTexto irá reornar erro #VALUE!

Ignorar vazio – Como o nome já diz, nesta parte você tem a opção de “pular” as células vazias na hora de unir, ou inserir. Simples assim. Para inserir as células mesmo quando vazias coloque 0 como argumento; para ignorar as células vazias coloque 1 como argumento. Diferentemente do delimitador, aqui o argumento não deve estar entre aspas. A diferença é que se você incluir as células vazias, e seu delimitador for o “;”, por exemplo, seu texto poderá ficar “meu texto;; foi unido”

Células ou intervalo – E se antes tínhamos que especificar CÉLULA POR CÉLULA, agora é só colocar um intervalo =) Por exemplo, quer unir os textos em uma coluna de 15 células? É só colocar A1:A15 e não mais A1; A2; A3…..

A fórmula é bem simples e aposto que você já entendeu, certo? Vamos ver alguns exemplos abaixo.

Matriz: caso você coloque uma matriz como referência, ou seja, uma área que contenha linhas e colunas, o Excel fará a união começando pela primeira linha, começando pela célula da esquerda, quando terminar passará para a linha de baixo e assim por diante. Por exemplo:

Gostou desta super dica? que tal contribuir para nos ajudar a continuar postando dicas interessantes:

Comentários